quinta-feira, 17 de novembro de 2011

OS CINCO SENTIDOS!!!

Ao navegar na internet encontrei esta música e resolvi partilhá-la convosco. Achei-a muitíssimo interessante, pois com ela podemos aprender os cinco sentidos! 
É uma maneira bastante divertida de aprender, não acham?

domingo, 13 de novembro de 2011

A Maria Castanha!!!

No dia 10 deste mês, véspera do dia de S. Martinho, fomos ao jardim de infância para ouvirmos a história da Maria Castanha e assistir à sua dramatização. Esta história foi narrada pela educadora Angélica, mas as falas das personagens foram feitas pelas crianças que as representavam. No final da atividade os amigos ofereceram-nos uma capa com os desenhos de todas as personagens e espátulas para construirmos fantoches e ainda um  livro com a história e com alguns desenhos pintados por eles. Gostamos muito!!!!





sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dia de S. Martinho!!!

Hoje o dia acordou cinzento, até parecia que nos queria pregar uma partida, mas há medida que as horas foram passando o céu foi ficando limpo e sol brilhante apareceu para nos aquecer e alegrar.
Neste dia especial, os traquinas erguem os seus cartuchos e gritam "VIVA O S. MARTINHO!!!!"

Toda a turma exibe os cartuchos para as castanhas que foram elaborados pelos alunos que frequentam as atividades lúdico expressivas, com a ajuda da professora Vânia Bentes.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Uma Viagem à China!!!!

Hoje estivemos a construir uma história em conjunto. Já reparámos que escrever um conto é quase como fazer um bolo. Temos vários ingredientes aos quais juntamos muita imaginação. Misturamos tudo cuidadosamente e no fim fica delicioso!

Personagens:


Localização Espacial:


Enredo/missão:


Frase Inicial:
Frase Final:


Uma viagem à China

Era uma vez uma fada que vivia na Lua. Ela usava um vestido cor-de-rosa, tinha uns cabelos lindos, loiros, longos e entrelaçados com uma fita de cetim azul-turquesa. Na mão direita agarrava uma varinha de condão em forma de coração e dela saia muita magia.
  Um dia de dezembro, do ano de 2015, ela ouviu um barulho, alguém chorava, quem seria?! Pé ante pé foi ver o que se passava. Encontrou uma serpente recém-nascida, sozinha, abandonada. Ela chorava porque queria encontrar o seu pai. O pai desta serpente tinha ido para um país distante chamado China. Ele queria encontrar sushi pois esta era a comida preferida da sua querida filha.
  Ao saber de toda a história a fada prontificou-se para a ajudar, agitou a varinha de condão e disse as palavras mágicas:
- Abracadabra,
perlim pim pim,
leva-nos à China,
para esta história ter fim!!!
Num abrir e fechar de olhos estavam na China, junto de uma serpente amarela às bolinhas laranja. A pequenota percebeu que estava ao pé do seu pai e serpenteou de alegria.
A fada explicou-lhe o que se tinha passado durante a sua ausência.
Com a mala cheia de sushi o pai estava pronto para regressar. De varinha estendida, a fada disse as palavras mágicas:
- Abracadabra,
perlim pim pim,
leva-nos à Lua,
para esta história ter fim!!!
Estavam outra vez em casa. O pai e a filha agradeceram à fada. E agora… vamos embora que está na hora de acabar a história!

Os Traquinas de Alvor – texto coletivo

Autora: Beatriz Marlene

Autora: Leila Rosário

Autora: Margarida Cabeça

Autora: Bruna Silva

Totem do Halloween!!!

Nas aulas de atividades lúdico expressivas a professora Vânia Bentes ensinou-nos a construir o Totem do Halloween. 



Se quiserem experimentar vão necessitar de:
  • 1 canudo de um rolo de papel de cozinha ou 3 se forem de papel higiénico;
  • Tintas de cores variadas;
  • Pincéis;
  • Cartolina preta;
  • Lápis de carvão;
  • Tesoura
Segue todos os passos com muita atenção. 

1.º Passo - Faz três desenhos diferentes sobre o Halloween;

2.º Passo - Pinta tudo muito bem. Não te esqueças de usar cores assustadoras;

3.º Passo - Faz um chapéu pontiagudo para a tua bruxa ou as orelhas do teu gato (caso tenhas escolhido uma destas duas figuras);

4.º Passo - Monta as peças para finalizares a construção do teu Totem.