quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O Natal está a chegar!!!!

No final do mês de novembro, a professora lançou mais um desafio para nós e para as nossas famílias. Desta vez tivemos de construir uma árvore a três dimensões. A professora pediu para usarmos material reciclado e disse que queria ser surpreendida... 
No dia 3 de dezembro, todos entregámos os nossos trabalhos, deixando a professora maravilhada.
Hoje, fizémos o sorteio para eleger as três melhores árvores e o resultado foi o seguinte:

1.º Lugar - A família Rente


2.º Lugar - A família Habib


3.º Lugar - A família Amador
A votação não foi nada fácil!  Como podem ver todas as árvores estavam fantásticas!






















 No fim da manhã, fomos levar as nossas árvores para o Centro Comunitário de Alvor, local onde ficarão expostas, durante esta época Natalícia.


Gostaríamos ainda de partilhar a Árvore de Natal Origami, construída pelo nosso colega António Chen do 4.º A, por a acharmos muito original.
Os Traquinas de Alvor desejam a todos...
Um Feliz Natal!



segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Momento do Conto - "Uma Noite de Natal...."

Hoje, a professora Odete contou-nos uma história de Natal chamada "Uma Noite de Natal". Este conto foi escrito pela Sophia de Mello Breyner Andresen, que é a escritora favorita da nossa professora. 
Nós já trabalhamos dois contos desta escritora "A Menina do Mar" e a "Fada Oriana". Esta história ainda não conhecíamos mas gostamos muito...






Era uma vez uma menina rica, chamada Joana. Apesar de ser rica, Joana não tinha ninguém para brincar. Um dia, viu passar um rapaz pobre e pensou que seria um amigo perfeito…ficaram amigos!
Na noite de Natal, Manuel, o rapaz pobre, não recebia presentes, por isso Joana foi dar-lhe três dos seus presentes, que tinha recebido.
Quando chegou ao pinhal, percebeu que não sabia onde ficava a cabana onde Manuel vivia. Mas olhou para o céu e viu uma estrela e resolveu segui-la. Pouco depois, encontrou Três Reis do Oriente que também a seguiam.
Quando chegou à cabana, viu Manuel e ao seu lado estavam um burro e uma vaca como no presépio em Belém.

Uma viagem fantástica pelo corpo humano

Na passada sexta-feira, recebemos a visita da doutora Maria da Luz, Luzinha, como gosta de ser tratada, que é a avó materna do nosso colega Gonçalo Mota. Primeiro, a doutora Luzinha perguntou-nos o que queríamos saber...  As curiosidades eram muitas, por isso fizémos-lhe imensas perguntas sobre vários temas... 
Uma a uma, todas as dúvidas foram cuidadosamente explicadas...

Foi uma tarde muito bem passada!!! 
Obrigada doutora Luzinha!!

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Ontem, dia 3 de dezembro, foi o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Na nossa escola fomos sensibilizados para algumas das dificuldades que estas pessoas têm diariamente. 
Foram feitos alguns jogos... Tivemos que nos deslocar por um percurso, sem  recorrer ao sentido da visão. Todos experimentamos e chegamos à conclusão que é extremamente complicado.

 E ainda, vimos como é dificil deslocarmo-nos com a cadeira de rodas... Assim o comprovam o Rafael e o David.