segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mas que grande felicidade!!!

Hoje lemos este texto:

A foca Cláudia
Era uma vez uma linda foca de nome Cláudia. Ela era bonita, esperta, comilona e muito, muito gordinha.
Um dia, o tratador dos animais do Zoo deixou o portão aberto e Cláudia fugiu …. Andou pela rua muito tempo, até que encontrou uma casa muito bonita, parecia perfeita!
Nesta casa vivia uma menina. A menina adorou a foca e ficou com ela…
Ora escutem só!!! 

Foi uma grande felicidade para a nossa professora, que ficou radiante com o nosso trabalho!!! Não há dúvida, que estamos mesmo a ficar crescidos! Já só falta melhorar o nosso comportamento!!!!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Mais adivinhas!!!

Sou vermelho e sumarento,
Salpicado de pintinhas.
Fico bem com chantilly,
Comem-me numas tacinhas.
Sou o ....


Tenho camisa e casaco
Sem remendo nem buraco;
Estoiro como um foguete
Se alguém no lume me mete.
Sou a ....


Andamos sempre aos pares,
Eu e a minha irmã do lado.
Temos pauzinho e caroço,
A nossa cor é encarnado.
Sou a ....



Sou um fruto do outono
Quando chego a amadurecer
Dou um trabalhão ao dono
Se ele me quiser comer.



quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Adivinha qual é o fruto!!!!

Hoje estivemos a fazer algumas adivinhas, relacionadas com frutos e resolvemos partilha-las convosco. Esperamos que se divirtam tanto a descobrir as soluções quanto nós!!!! 
A professora propôs-nos que apresentássemos as soluções, decorando desenhos com  a  técnica do mosaico.
Adivinha se és capaz!!! 

Por dentro sou vermelha.
Por fora toda verdinha,
Com sementes bem pretinhas,
Todos me saboreiam.
Sou a ....
 
Na salada faço falta.
No sumo, não tenho igual.
Sou cheiroso e saboroso.
Já adivinhou quem sou eu?



Tenho a polpa branquinha e cheirosa,
A casca vermelhinha e lustrosa.
Sou a ....
Uma fruta saborosa.



Vestida de amarelo,
No cacho me criei.
Sou a saborosa....
Que ao macaco encantei.

 


Posso ser de várias cores:
Verde, preta, rubi ou rosada.
Nas festas, enfeito a mesa.
Quem sou eu?
  



Sou tão azedo,
Que ninguém consegue chupar,
Mas com água e açúcar,
Todos me vão adorar.
Sou o ....




quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Desafio Matemático - "Os amigos também se zangam..."

Um dia destes, a professora chegou à sala de aula com mais um desafio matemático...Desta vez a tarefa exigia ainda mais atenção e empenho, uma vez que este desafio já tinha sido realizado pelos nossos colegas do 1º ano dos Montes de Alvor... Não queríamos ficar mal vistos, por isso demos o nosso melhor...

"Os amigos também se zangam..."

A Ana está a organizar um almoço para os amigos. O problema é que havia alguns amigos zangados.
  • A Ana está zangada com a Sofia;
  • A Sofia está zangada com o Pedro;
  • O Pedro está zangado com o Miguel;
  • O Miguel está zangado com a Inês;
  • A Inês está zangada com a Ana
Será que a Ana vai conseguir organizar a mesa do almoço, sem que os amigos zangados fiquem sentados lado a lado? 











Inicialmente só tínhamos descoberto seis maneiras diferentes de sentar estes amigos que andavam tão zangados uns com os outros...
A professora disse-nos que ainda não tínhamos esgotado todas as hipóteses, uma vez que no total havia 10 soluções possíveis para este desafio... Ficámos surpreendidos, mas rapidamente partimos para a descoberta... Passado pouco tempo tínhamos todas as soluções desvendadas!
Aqui estão as restantes...






Agora é a nossa vez de lançar um desafio.... Desta vez dirigido aos nossos colegas dos Montes de Alvor... Uma vez que apenas descobriram 4 maneiras diferentes de sentar estes amigos, não quererão tentar descobrir as restantes? 
Caso aceitem o nosso desafio desejamos-vos um  Bom trabalho!!!



terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Os Traquinas foram ao Mercado!!!

Hoje fomos com a nossa professora e com a professora Paula Bringel visitar o Mercado Municipal de Portimão. Fomos transportados num dos autocarro da Junta de Freguesia de Alvor e saímos da nossa escola por volta das 9 horas. Quando chegámos ao mercado, a professora Dulce já estava à nossa espera... Por esta altura, ainda não sabíamos  muito bem o que nos esperava...
Tivemos uma manhã muito agradável!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A brincar também se aprende!!!!

Gostamos muito de aprender letras novas, porque com elas descobrimos novas palavras. É tão bom saber ler e escrever!!!
Hoje brincámos com as palavras e com elas construímos várias frases. Ora vejam só!!!

Para completar o trabalho copiámos para o caderno, com letra manuscrita as frases construídas.




sábado, 19 de fevereiro de 2011

Que bonita está a escola!!!!

Com a ajuda de todas as turmas, as paredes brancas da nossa escola começaram a ganhar vida... A pouco e pouco, foram surgindo alguns rabiscos, que com o passar do tempo se transformaram em desenhos magníficos e coloridos.
Ora vejam, como está a ficar bonita a nossa escola!
Parabéns a todos os alunos da escola E.B.1 de Alvor e a todos os adultos que nos ajudaram.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

DESAFIO MATEMÁTICO - "A coleção do Becas"

Desta vez o primeiro a concluir o desafio foi o Daniel, que para além de ter conseguido chegar ao resultado, também nos conseguiu explicar como fez e como pensou...

Fizeste um bom trabalho!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A SURPRESA DOS TRAQUINAS!!!!!

Gostámos tanto da visita do Comandante da Divisão Policial de Portimão, comissário Carlos Pinto, que como forma de agradecimento cantámos o hino da sua instituição - PSP. 
É para ti Carlos, esperamos que gostes de nos ouvir, pois nós divertimos-nos bastante a preparar-te esta pequena surpresa!
Obrigada!




segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

DIA DOS NAMORADOS

No Dia dos Namorados desenhámos e escrevemos mensagens para as pessoas de quem gostamos... 
O Gustavo dedicou este desenho à sua mãe Sónia.

A Leila disse: "Pai, amo-te muito!"
A Hena ofereceu este desenho às suas amigas professora Paula Rafael, Margarida Cabeça e D. Aura.

O Pedro escreveu: "Hoje é Dia dos Namorados e eu fiz este desenho para a minha namorada Margarida."
Já o Gonçalo, que diz que ainda não se interessa pelos namoros dedicou este desenho à sua mãe, escrevendo "Eu amo-te mãe!"

sábado, 12 de fevereiro de 2011

UM FIM DE TARDE MERECIDO....

Durante esta semana, a professora trouxe para a nossa sala uma grande caixa com jogos. Disse-nos que se durante o dia nos comportássemos bem e fossemos trabalhadores, poderíamos jogar com eles. Foi um bom prémio! Foi pena não ter sido ganho por todos os meninos...

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

UMA VISITA MUITO DESEJADA



Continuamos o nosso trabalho sobre as Instituições do Concelho de Portimão.
Hoje recebemos a visita do Comandante da Divisão Policial de Portimão, Comissário Carlos Pinto, que nos falou sobre o trabalho da Polícia de Segurança Pública. Além disso, mostrou-nos algumas "ferramentas" que os polícias usam no seu trabalho. Deixou-nos até mexer e tirar fotografias com algumas delas! Gostámos muito!

 
Musica: Excerto do hino da PSP

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

"DECOMPOSIÇÃO DE NÚMEROS"

Hoje estivemos a decompor o número 10. Para ser mais fácil a professora deixou-nos usar as barrinhas do cuisenaire. Sempre que descobríamos uma forma de decompor o número 10, íamos ao quadro fazer a sua representação. 
Ainda não conseguimos descobrir todas as maneiras para decompor este número, porque entretanto tivemos de arrumar, pois o dia de trabalho tinha chegado ao fim. Mas amanhã certamente descobriremos as restantes.
Estas são as  barras de cuisenaire. Cada barra tem uma cor distinta à qual corresponde um algarismo (ver imagem).











quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

DESAFIO MATEMÁTICO- "O PIQUENIQUE"

O senhor Mesquita, a sua mulher e os seus filhos vão fazer um piquenique com o senhor Carneiro, a sua mulher e os seus filhos. O filho mais velho das duas famílias tem 10 anos.
Ao todo, no piquenique estão 10 pessoas.
Quantas crianças foram ao piquenique?
A Hena utilizou esta estratégia....
O Gonçalo resolveu este desafio de outra forma...

O Cristiano pensou de maneira diferente...
Conclusão:
Embora tenham sido utilizadas estratégias diferentes, todos eles chegaram ao mesmo resultado. Ao piquenique foram 6 crianças.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

EXPRESSÃO PLÁSTICA COM ART ATTACK

A nossa professora ensinou-nos que com pedaços de jornal amachucados, muita fita cola, cola branca, pincéis, guaches, guardanapos e muita imaginação, podemos construir o que quisermos. Por isso, neste momento estamos a construir uma árvore, com ninho e tudo.... Este trabalho surgiu como resposta a um desafio proposto pelo professor Rúben. Quando tivermos o trabalho mais avançado, daremos mais notícias.
Até breve!

A professora fez a estrutura e nós ficámos encarregues do resto do trabalho.

A Andreia ficou responsável pelo passarinho e não é que está a fazer um excelente trabalho!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

PRÁTICA DA COMPOSTAGEM

Na biblioteca da nossa escola esperava-nos o Nuno, um simpático funcionário da EMARP, que nos esclareceu sobre a prática da compostagem, quais as suas vantagens e diferentes usos.
Agora na nossa escola existem dois compostores, que nos permitirão produzir algum composto que poderá ser utilizado na pequena horta escolar que estamos a criar - um dos muitos projectos que estamos a desenvolver.





terça-feira, 25 de janeiro de 2011

EXPRESSÃO FÍSICA-MOTORA - JOGOS

Na aula de Expressão Física-Motora experimentámos dois jogos novos:
  • O jogo do campo minado - Um "cego" deve atravessar um campo minado, guiado pelo parceiro. Os alunos sentam-se, aos pares, e combinam sinais sonoros, que constituirão os códigos de comando de viragem à direita, paragem, etc. Há que praticar estes códigos.Seguidamente, um par é escolhido para atravessar o campo minado. Os restantes alunos são as minas e espalham-se pelo espaço. As "minas" não se podem mexer, mas se o "cego" lhes tocar poderão saltar sobre ele, explodindo. Material necessário : Três vendas (cachecóis ou lenços grandes).
O Pedro segue as orientações da Hena.... 
E tenta atravessar o campo, sem fazer rebentar nenhuma das "minas".

Apanha a cauda ao leão - Com a turma organizada em grupos de seis a oito alunos, dispostos em colunas, cada aluno agarra-se com as mãos à cintura do colega da frente. O primeiro elemento da fila é a cabeça do leão e o último, com a corda presa à cintura, é a cauda do animal. O jogo começa com o primeiro, a cabeça, a tentar apanhar o último, a cauda, que deve fugir-lhe. Durante esta disputa, a fila não pode ser desfeita, isto é, os alunos que formam o corpo do leão não podem largar a cintura dos outros.Quando a cabeça apanhar a cauda, o aluno da frente passa para o último lugar da fila, tomando a posição da cauda. Todos os alunos devem se possível experimentar as duas posições. Material necessário: cordas.
Será que o Bruno consegue agarrar a sua cauda?
 

DESAFIO MATEMÁTICO - "AS ROUPAS DA INÊS"

Estivemos a resolver este desafio matemático:
A mãe da Inês comprou 3 camisolas: uma às riscas, uma às bolinhas e outra com uma flor. Comprou ainda 4 calções: um às riscas, outro com bolinhas, outro branco e outro com flores.
De quantas maneiras diferentes se poderá vestir a Inês com esta roupa?
O David foi o primeiro a terminar e chegou à conclusão que a Inês  se pode vestir de 12 maneiras diferentes.

domingo, 23 de janeiro de 2011

A PRODUÇÃO DE TEXTOS CONTINUA...

O pai é o papá
O pai Tó levou a viola ao menino e o Vitó tocou muito bem.
Eu sou a menina Beatriz.
O meu avô deu uma mala nova à avó Dália.
Beatriz Marlene
Autora : Beatriz Marlene

A menina comilona
A menina come muito, muito. Ela é uma comilona!
O pai e a mãe são namorados!
Na mata a menina comilona ouvia um balido!
O pai levou a mãe Paula na mota nova.
Gonçalo Mota
Autor - Gonçalo Mota
O sítio do Pica-Pau Amarelo

Era uma vez, um sítio de nome Pica-Pau Amarelo. Onde moravam o Pedrinho, a Narizinho, a avó Benta, a tia Anastácia, a boneca Emília e o Visconde de Sabugosa.
Um dia, a Narizinho foi raptada pela bruxa Cuca, mas o seu primo Pedrinho, com a ajuda do Visconde, conseguiram salvá-la.
Pedro Machado  
(com ajuda da mãe Zézinha)
Autor - Pedro Machado
O copo de leite
A mãe levou-me o copo de leite à cama.
Eu bebi-o todo!
A mãe foi amiga da menina!
Luciana Azevedo
Autora - Luciana Azevedo
O cavalito
O cavalo vai muito tolo!
Ele voa?
Não. Ele pula, muito, muito...
Tão tolo o cavalito!
Inês Pimentel
Autora - Inês Pimentel



O cavalo é meu
O meu cavalito é branco.
Ele vai à mata e leva-me. Na mata pula, pula...
O meu cavalito é meu amigo!
Daniel Oliveira
Autor - Daniel Oliveira

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

"MAIS TEXTINHOS..."

A mãe e o pai
A Margarida brinca e o pai vai à pesca.
A mãe vai às compras.
O almoço é o peixe da pescaria do pai.
A Margarida, a mãe e o pai vão passear a Alvor.

Margarida Cabeça

Autora - Margarida Cabeça


 A mãe é bonita
A mãe é a mamã.
A mala é da mãe.
A mãe cheira bem.
O pai é engraçado.
O pai come o pão.
O menino leva o pai.
O sapato é do pai.
A mãe é bonita.
Bruna Silva

Autora - Bruna Silva


A Leila já reconhece as vogais.
Parabéns Leila!

Autora - Leila Rosário


 O Paulo
O cavalo é do Paulo.
A vela é da mamã.
O pai é o Paulo.
Iara Adrião

Autora - Iara Adrião

O Paulo e o cão
O Paulo é um comilão!
Come muito, muito, muito...
Ele come bananas, pão, batatas...
O cão do Paulo é bonito e a Ana também.
Bruno Branquinho

Autor - Bruno Branquinho

 O pai e o mano
O pai ajuda a arrumar.
O meu mano é meu amigo.
Guilherme Santos
Autor - Guilherme Santos


O pai leva a cola e a mãe vai ao pão. - Tomás Martins
Autor - Tomás Martins


Cuidado, pica!
O pico pica, cuidado!
A rosa pica, a agulha pica e o prego pica.
Pica, pica, cuidado!
Luís Amador
Autor - Luís Amador